free web templates

Visitas Encenadas e
criações case specific


Mais do que um lugar destinado ao estudo e observação das ciências e artes, os Museus devem ser um lugar cheio de vida, ao serviço da comunidade. É com esta premissa em mente e com o objetivo de democratizar o acesso, desmistificando o conceito de "museu", que o Botão cria visitas dinâmicas e divertidas, dirigidas a todos os tipos de público.

Mobirise

PALÁCIO MARQUESES POMBAL
Oeiras

Mobirise

MUSEU MUNICIPAL DE POMBAL
Pombal

Mobirise

MUSEU DE ARTE POPULAR
Pombal




Mobirise

MUSEU MUNICIPAL ALCANENA
Alcanena



Como criamos as visitas em
3 passos:

  1. INVESTIGAÇÃO- O primeiro passo é o da recolha de informações que servirão de base para a construção da dramaturgia. O processo passa por muitas horas de pesquisa, leitura e entrevistas para garantirmos o rigor histórico e o respeito pelo património que vai ser retratado.
  2. PREPARAÇÃO - Depois da criação do texto, segue-se a construção das personagens e dos adereços que vão compor a narrativa e garantir aos visitantes uma experiência rica que alia a transmissão de conteúdos à fruição cultural dos espaços.
  3. ENSAIO, ENSAIO, ENSAIO! - a última fase da criação passa por uma residência artística no museu para ensaios no espaço, antes da grande estreia. Pronto! Dois a três meses depois, nasce a visita encenada, pronta a contar História(s) como nunca visto.
Mobirise

A MELHOR VISITA ENCENADA
DO MUNDO

Museu Marquês de Pombal - Pombal

Que o Marquês de Pombal é uma das figuras mais conhecidas da História de Portugal, toda a gente concorda. E que foi um homem de grandes feitos, também ninguém duvida, embora os seus métodos se possam considerar algo… controversos. Se sempre tiveram curiosidade em conhecer Sebastião de Carvalho e Melo e o museu que o homenageia em Pombal, esta é a vossa oportunidade: preparámos uma visita interativa, surpreendente e muito animada para ver este espaço como nunca o viram!

Duração: 45 minutos | M/6

Ficha Técnica
Texto original: Susana Rodrigues | Encenação: Cristóvão Carvalheiro | Interpretação: Beatriz Vieira, Cristóvão Carvalheiro e Maria Botas

Mobirise

O DRAMÁTICO TERRAMOTO DE 1755

[UMA CO-PRODUÇÃO COM OS MUNICÍPIOS DE OEIRAS E DE POMBAL]
Museu Marquês de Pombal - Pombal
Palácio dos Marqueses de Pombal - Oeiras

No início do século XVIII, Portugal de D. João V prosperava: a produção de ouro e diamantes ia de vento em popa, o Tratado de Methuen fortalecia os laços económicos com a Inglaterra, a relação com a Santa Sé permitia avultadas contrapartidas financeiras e a influência francesa no consumo cultural trazia uma inegável modernização à música, literatura, arquitetura, artes e filosofia. Lisboa fervilhava de comerciantes vindos de toda a Europa. Mas no dia de Todos os Santos do ano de 1755, a cidade mudou para sempre: caiu o Carmo e a Trindade, caiu a Casa da Ópera, acabadinha de inaugurar, caiu Lisboa e arredores. Mas sabem quem não caiu? Sebastião José de Carvalho e Melo, que chegaria a Marquês de Pombal pela forma como ajudou a reconstruir rapidamente a cidade... e o Reino!
Duração: 45 minutos | M/6

Ficha Técnica
Texto original: Susana Rodrigues | Encenação: Cristóvão Carvalheiro | Interpretação: Cristóvão Carvalheiro e Maria Botas | Cenografia: David Caetano | Ilustrações: Sara Allen

Criação a propósito dos 270 anos do Terramoto de 1755, cujo objetivo é contextualizar o acontecimento e destacar a sua relevância para a ascensão de Sebastião José de Carvalho e Melo. Coproduzido com os municípios de Pombal e Oeiras, o espetáculo aborda o impacto local, nacional e europeu do Terramoto, ao nível social, político e do pensamento.

Partindo da experiência na criação deste tipo de espetáculo (como o caso das visitas encenadas ao museu Marquês de Pombal), que pretende tornar os espaços museológicos mais atrativos e acessíveis a público escolar e familiar, este é um espetáculo dinâmico que privilegia a interação com o público numa abordagem diferente e animada deste tema.



Mobirise

R. Alexandre Herculano, 12
Marinha Grande - Portugal
teatro@teatrodobotao.pt

Tel: +351 910 576 506
(chamada móvel nacional)

>> CASA DO BOTÃO <<
Programação da Casa do Botão
Marinha Grande